Novidades

Controle de Aceleração garante 5% a mais de economia

No início deste ano, a Scania lançou o Controle de Aceleração. A tecnologia ajuda a economizar até 5% de combustível, ou seja, juntamente com as demais soluções que a nova geração de caminhões entrega, a economia pode chegar a 20%.

O funcionamento dessa tecnologia utiliza parâmetros que estão ligados a uma análise do peso do veículo, da posição do pedal de aceleração e do deslocamento do modelo para evitar acelerações bruscas que ajudam a desperdiçar combustível.

A a solução não interfere no modo de condução, o motorista nem se dá conta do componente, mesmo quando ele entra em ação. Além disso, o sistema trabalha de forma automática e desliga sozinho quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo, isto é, ele entende que o condutor precisa de toda a capacidade de aceleração naquele momento. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração do veículo.

Com isso, além de econômico, o veículo ficou mais confortável para ser conduzido, uma vez que o sistema ajuda a suavizar a direção e ainda contribui para a preservação dos componentes do trem de força e os freios.

O Controle de Aceleração está disponível para todos os modelos da nova geração, inclusive os caminhões fora de estrada.

Em viagens com alta frequência de alternância de velocidades, tráfego intenso e em veículos não totalmente carregados ou vazios, a contribuição do controle de aceleração para uma maior economia de combustível é ainda maior. O efeito pode ser reduzido em rotas com velocidades constantes.

Contudo, os 20% de economia de combustível que a nova geração alcança estão divididos da seguinte forma: motor Euro 5 com sistema de injeção de alta pressão (8%), aerodinâmica externa da cabine (2%), inovações da caixa de câmbio Scania Opticruise (2%), Scania Actcruise (3%), e os 5% do Controle de Aceleração Scania.

 

FONTE: Estadão